sábado, 19 de junho de 2010

Desmatamento da Amazônia aumenta incidência de malária


WASHINGTON — O desmatamento da Floresta Amazônica provoca um aumento de cerca de 50% na incidência da malária nessa região, informa um estudo realizado por pesquisadores americanos difundido nesta quarta-feira.
O estudo foi realizado a partir da informação sobre a frequência de casos de malárias em 54 distritos sanitários brasileiros registrados em 2006, combinada com imagens de alta definição feitas por satélites que mostram o desmatamento da floresta tropical.
"Aparentemente o desmatamento é um dos fatores ecológicos iniciais que poderão desatar uma epidemia de malária", indicou Sarah Olson, do Nelson Institute da Universidade de Wisconsin (norte), principal autora da pesquisa difundida na edição on-line do Centro de Controle de Enfermidades americanos sobre Doenças Infecciosas Emergentes.
As vastas regiões desmatadas na zona criam condições que favorecem o desenvolvimento do mosquito Anopheles darlingi, um dos principais vetores de transmissão do parasita responsável pela malária, que se nutre do sangue das pessoas infectadas, explicou.
"Os espaços desmatados, mais abertos, com extensões de água quente pelo sol, parecem constituir um habitat ideal para esse mosquito", acrescentou a cientista.

Nenhum comentário:

Participe da nossa comundidade no Orkut !

Quem somos

Somos uma Organização com a finalidade de promover: A proteção, concientização e a preservação ambiental por meio de Publicações,Pesquisas e ações diretas, pois entendemos que os Rios são as artérias e veias do Planeta e promover a paz J.C.Galiotto/Presidente salveorio.org


Senhores (as) participantes!

Brasil,04 de Abril de 2010

Temos como objetivo principal o incentivo à manutenção
da preservação e recuperação ambiental através de
campanhas em mídias e ações pacíficas diretas com
pesquisas em campo e literário como meio de promover o
combate ao aquecimento Global que é o maior causador de
catástrofes para a humanidade em nossa Era. Considera-
mos que mais de 80 % do efeito "Aquecimento Global" é
causado principalmente pelo "Desmatamento Global" ao
qual ocorre no Brasil atualmente com o aumento de mono-
culturas de exportação, a diminuição de matas ciliares e florestas e outros fatores conhecidos por todos nós que contribuem para o agravamento da situação pois além da crosta terrestre ficar desprotegida e consequentemente alterar a temperatura interna da terra, a humidade que era contida na vegetação existente sobrecarregam as nuvens bloqueando a dissipação de clima e aumentando os níveis
de água em rios e mares com prejuízos para a sociedade .
Com este conceito, temos como campanha principal o tema
"Plante !" para incentivar o combate que somos convocados
para resolver definitivamente deste flagelo que destrói o planeta e a humanidade!